20/11 Dia Nacional de Zumbi
e da Consciência Negra
Boneca de Tsujimotokyo
Boneca de Tsujimotokyo
São milhares os levados da herança africana em solo brasileiro, mesmo depois de 388 anos do comércio de vidas humanas e da subjugação do povo negro no Brasil, houve resistência e luta, e por isso estamos aqui". A afirmação da ministra da Cultura, Margareth Menezes, marca o reconhecimento da trajetória e contribuição da população negra na construção social e cultural do Brasil. Nesta quarta-feira, 20 de novembro, pela primeira vez na história, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra será celebrado como feriado nacional. A data foi oficializada pela Lei 14.759/23, promulgada em 2023, e marca a luta antirracista, além de refletir sobre a relevância e a contribuição histórica e cultural da população negra no Brasil.
“Não há como falar de consciência negra sem reconhecer a importância central da cultura negra e dos movimentos culturais negros, que resistiram e resistem às tentativas de apagamento e lutaram pela preservação de conhecimentos que evidenciam o papel protagonista da população negra na formação deste país”, frisa Mariana Braga, assessora de Participação Social e Diversidade do MinC.
Fonte e leia mais em: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/feriado-nacional-da-consciencia-negra-celebra-a-cultura-e-destaca-acoes-do-minc-para-reflexao-da-relevancia-e-a-contribuicao-historica-dessa-populacao
Nenhum comentário:
Postar um comentário