A primavera é uma das quatro estações do ano, marcada pela transição entre o inverno e o verão. Ela acontece devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol e à movimentação do planeta na sua órbita.
No Hemisfério Sul, a primavera começa por volta de 22 ou 23 de setembro e vai até 21 de dezembro, quando inicia o verão. Já no Hemisfério Norte, acontece de 20 ou 21 de março até 20 ou 21 de junho.
Durante a primavera, os dias e as noites ficam com duração mais equilibrada, a temperatura começa a subir em comparação ao inverno, e a natureza se transforma: árvores florescem, animais retomam maior atividade e os ecossistemas se renovam. É também um período importante para a agricultura, já que muitas plantações aproveitam as condições de clima mais ameno.
Assim, a primavera não é apenas a “estação das flores”, mas um fenômeno ligado à posição da Terra em relação ao Sol e às mudanças no clima e na biodiversidade.
Flor Helena de Isa Klein.
Nenhum comentário:
Postar um comentário