17 de julho - Dia do Curupira
O Curupira é uma figura muito conhecida do folclore brasileiro, especialmente nas regiões da floresta amazônica. Ele é considerado um guardião das matas e dos animais, protegendo a natureza contra aqueles que a ameaçam.
Curupira ensinado por Kátia
YouTube: katita Artesami
https://www.youtube.com/watch?v=huab8Dv3a0c&t=474s
YouTube: katita Artesami
https://www.youtube.com/watch?v=huab8Dv3a0c&t=474s
Principais características do Curupira:
Cabelos vermelhos ou cor de fogo (em algumas versões);
Pés virados para trás, o que confunde caçadores e madeireiros, dificultando que sigam seus rastros;
Pequeno de estatura, ágil e muito esperto;
Costuma assobiar de forma assustadora para espantar invasores da floresta;
Pode ser bravo ou travesso, dependendo de como os humanos tratam a natureza.
Papel no folclore:
O Curupira é visto como uma entidade protetora das florestas, punindo com truques, sustos ou até castigos sobrenaturais os caçadores que matam por esporte, os lenhadores que desmatam ilegalmente ou qualquer um que desrespeite os seres da mata.
Curiosidade:
A lenda do Curupira já era contada pelos indígenas antes da chegada dos portugueses ao Brasil. Em 1560, o padre José de Anchieta já escrevia sobre ele.
Referências e leia mais em:
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 12. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
BRASIL. Ministério da Cultura. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Curupira. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/curupira. Acesso em: 17 jul. 2025.
MARTINS, Sérgio. A figura do Curupira no imaginário popular brasileiro. Revista de Cultura Popular, v. 14, n. 2, p. 45–60, 2018.
SANTOS, Juliana Ferreira dos. O Curupira como símbolo de resistência ambiental no folclore brasileiro. 2020. 70 f. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
SOUSA, Carla Maria de. Lendas da floresta: o Curupira e a natureza. In: FERREIRA, João (Org.) Mitos e lendas do Brasil. São Paulo: Ática, 2016. p. 33–45.
Nenhum comentário:
Postar um comentário