São Cosme e Damião foram dois irmãos gêmeos reconhecidos como santos pela Igreja Católica e atualmente são os padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos. Sabe-se pouco sobre a vida de Cosme e Damião, e a tradição católica diz que eles eram originários da Arábia, nascidos em algum momento do século III d.C.
Conta-se que sua origem era nobre, e seus nomes de fato eram Acta e Passio. Provavelmente pela condição de sua família, conseguiram tornar-se médicos, fato determinante na vida deles. Outro ponto importante era sua devoção ao cristianismo, uma religião perseguida nos primeiros séculos da era comum.
Cosme e Damião foram criados para a devoção ao cristianismo por sua mãe, Teodata. Supostamente, eles tiveram um pai que fora perseguido por ser cristão. Além disso, tiveram mais irmãos, Antimo, Leôncio e Euprepio.
Os gêmeos ficaram marcados por sua atuação como médicos. A sua devoção a Cristo fez com que eles se dedicassem ao ofício da medicina de maneira totalmente voluntária. Eles não aceitavam pagamento pelos serviços médicos que prestavam e, por isso, ficaram conhecidos como santos anárgiros (termo usado para se referir aos santos cristãos que fazem caridade).
O trabalho de Cosme e Damião enquanto médicos ficou bastante conhecido porque supostamente eles curavam muitas pessoas, inclusive realizando alguns milagres. Entre os milagres que supostamente eles operavam, estava a cura de pessoas cegas ou paralíticas, por exemplo. O trabalho médico dos irmãos fez com que várias pessoas fossem convertidas ao cristianismo.
Leia mais em: https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/
dia-de-sao-cosme-e-damiao.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário