Práticas que ajudam a prevenir a doença:
Praticar atividades físicas regularmente:
- A prática regular de exercícios físicos não apenas ajuda na manutenção do peso, mas também reduz o risco de desenvolver câncer de mama.
- De acordo com estudos, o excesso de peso corporal, principalmente na pós-menopausa, pode estar associado a um maior risco de câncer de mama.
- Nesse sentido, manter um peso saudável por meio de uma alimentação equilibrada e atividade física é essencial.
- Para isso, exercícios como caminhada, corrida e natação são ótimas opções para manter o corpo ativo.
Ter uma alimentação saudável:
- Alimento é vida, e uma alimentação rica em frutas, legumes, grãos integrais e pobre em gorduras saturadas pode ajudar a reduzir o risco de câncer de mama.
- Além disso, evitar o consumo de alimentos ultraprocessados e ricos em açúcares é uma escolha inteligente para a saúde, reduzindo o risco de uma série de doenças além do câncer de mama, como a diabetes, por exemplo.
Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas:
Você sabia que o álcool está associado a um aumento do risco de câncer de mama?
De acordo com a IARC (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), os níveis elevados de estrogênio intracelular por conta da ingestão de álcool podem promover a proliferação celular no tecido mamário, relacionada ao câncer.
Segundo a instituição, o risco de desenvolver a doença aumenta de 7 a 10% a cada 10g de álcool consumido diariamente por mulheres adultas. Por isso, buscar reduzir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas também é uma medida preventiva importante.
Fonte e leia mais em:
https://blog.circulosaude.com.br/2023/10/17/outubro
-rosa-2023-prevencao-cancer-de-mama/
Nenhum comentário:
Postar um comentário